laptop

O design no espaço de trabalho e a forma como ele é utilizado influencia tanto no bem-estar de quem está trabalhando quanto na produtividade e qualidade do trabalho que este está exercendo.

 Por isso, veja algumas dicas e informações sobre o design no espaço de trabalho e dicas para utilizá-lo bem!

Qual a importância do ambiente de trabalho para a produtividade?

O design no espaço de trabalho tem influência direta na produtividade de um funcionário. Além de ser um fator importante para o comportamento dos trabalhadores, o ambiente influencia de forma direta na sensação de tranquilidade, tensão, etc.

Por conta disso, a escolha dos móveis, arquitetura, temperatura e diversos outros fatores podem fazer com que uma empresa apresente mais ou menos resultados. É dessa forma que o design no espaço de trabalho mostra a sua importância.

Por conta disso, se deve considerar as particularidades e as necessidades das tarefas diárias de quem frequente aquele mesmo ambiente constantemente e, assim, aplicar formas de tornar o mais agradável possível.

  • Aplicação das normas regulamentadoras.

Além da questão do design e conforto, a escolha ideal do mobiliário de um ambiente de trabalhado é garantida pelas normas regulamentadoras. Estas alertam sobre dores no corpo, insatisfação, estresse em excesso e cansaço em exagero.

Dicas para utilizar melhor o design do ambiente de trabalho.

Agora que você já reconhece sobre a importância do design no espaço de trabalho, é essencial conhecer dicas para aplicar e transformar um ambiente em um espaço melhor para quem o frequenta através do design.

  1. Escolha da cadeira: Apesar das mais indicadas serem as cadeiras feitas por encomenda, se você não possuir remuneração o suficiente para isso é indicado que invista em modelos que se ajustem melhor ao corpo e, para manter o padrão estético, que possua cores emblemáticas da empresa.
  1. Iluminação: A iluminação é essencial tanto para um contato agradável com o local (o que se pode chamar de conversa de tons no design no espaço de trabalho), quanto para garantir que o trabalhador tenha a iluminação necessária para exercer sua função.
  1. Mesa: A mesa de trabalho é o lugar de junção de toda a organização que é necessária para que um trabalho ser feito de maneira adequada. Além disso, o lugar de disposição precisa garantir uma boa mobilidade no ambiente.

Se for um lugar muito pequeno, as mesas coladas ou montadas juntas à parede ou feitas sob medida serão necessárias.

Dicas para manter a organização do ambiente de trabalho e aproveitar mais do design.

home-office

Conhecendo as dicas para um bom design no espaço de trabalho, você terá muito mais chance de acertar na hora de criar um ambiente bom para quem estará nele de maneira rotineira. Veja algumas orientações de como garantir que o design do ambiente de trabalho permaneça.

  1. Deixe próximo o que mais utiliza: Não irá adiantar ter todo o trabalho de melhorar o ambiente esteticamente se for tirado a praticidade do funcionário. Ou seja, procure deixar próximo todas as ferramentas mais usadas.
  2. O que menos utiliza deve ser guardado de maneira organizada: A maneira mais prática de organizar é manter mais bem guardado aquilo que menos é utilizado, já que você não terá muitas chances de bagunçar.
  3. Faça uso de um espaço “Deixe Tudo” para manter a organização e o design no espaço de trabalho: Apesar de o termo “Deixe tudo” não ser muito conhecido, isso se refere à um local no próprio ambiente onde você deixará separado coisas que podem virar bagunça na sua mesa.
  1. Móveis desnecessários não devem estar no ambiente de trabalho: Uma regra básica para manter a organização e o design no espaço de trabalho é, justamente, eliminar o que só estará para causar bagunça ou tumultuar o ambiente, assim, os móveis desnecessários não devem ser conservados.